Porque é que as pessoas gostam tanto de SAGA?


Estava eu a acabar de ler The Fade Out quando me pus a pensar: Porque raio é que gosto tanto de BD? E por que é que há algumas que são realmente verdadeiras obras de arte? E foi então que cheguei a SAGA, uma das primeiras que me arrebatou. Vencedora de inúmeros prémios e que continua a ser um êxito de vendas - mesmo tendo em conta que o primeiro issue saiu em 2012. Como é que se gosta tanto de SAGA?


A minha aventura com SAGA começou com os lançamentos portugueses pela G Floy, na primeira recensão que fiz chamei-lhe Provocador e Inteligente e que era um começo em grande com enorme potencial. E se tinha um enorme potencial, de algum modo ultrapassou-o.


O conceito é absurdo, criaturas com um ecrã no sítio da cabeça, gatos que detectam quando estão a mentir, um fantasma babysitter e uma batalha intergalática. Mas é nesse absurdo que o realismo surge, ao fim e ao cabo SAGA é sobre o amor proibido de um casal e sobre a família. É sobre o que fazemos por amor e o que fazemos pelos nossos filhos, é sobre uma criança que vive num mundo destroçado pela guerra. 


Temas que nos tocam e temas humanos. Foi talvez no volume sete que mais me apercebi disso, quando somos confrontados com uma última frase "e depois..." e depois nada, seguem-se várias páginas em preto e o volume acaba. Era uma situação estranha mas humana, com personagens loucas que vivem a perda. Afinal o que nos torna humanos?


SAGA podia ser uma das respostas a essa pergunta. Brian K.Vaughan mistura cenas banais com irrealistas, uma simples ida à casa de banho, problemas hormonais, desabafos sobre um livro, etc. A banalidade preenche as páginas pontilhando os livros de acção e humanização. No final de contas, o que SAGA faz é algo extremamente importante: cria ressonância. (Re)Vemo-nos nas personagens, as suas acções e aquele mundo virado de pernas para o ar que é completamente normal.


Os diálogos contemporâneos e crus fazem com que haja uma empatia imediata com as personagens que Fiona Staples ilustra genialmente. Conseguem criar uma história de FC em que não há lados bons e maus e uma história irreal tão real. É uma quebra de paradigmas na literatura e a isto junta-se o facto de ser uma BD. E segundo os autores é feito para ser exclusivamente uma BD. 


Então, porque raio é que gosto tanto de BD? Talvez por combinar a ousadia visual que é impossível na TV com diálogos deslumbrantes e profundos. E parece que não há melhor exemplo do que SAGA. Como não gostar tanto de SAGA?








Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Saga é fantástico. Dos melhores comics que li recentemente!
    O último capítulo que saiu partiu-me o coração só de medo pelo que vai acontecer...! E agora ter que esperar por mais com um hiatus grande, que dor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A G Floy anunciou lançamento para Setembro 🙏🏼🙏🏼 Está quase!

      Eliminar