BD | Shanghai Dream de Thirault e Miguel


 

Shanghai Dream é uma banda desenhada francesa de Philippe Thirault com desenhos do português Jorge Miguel editada em Portugal pela A Seita e Arte de Autor

A história segue um casal de judeus na Alemanha Nazi que tem a sua última hipótese de escapar do que será o Holocausto. A trama roda em torno de um guião que Illo escreveu e que Bernhard quer vender para ver a obra da sua mulher no grande ecrã. Com a fuga apressada de Berlim para Xangai o guião parece ser o que resta da sua vida anterior. 

A arte tem uma pegada franco-belga que é impossível deixar de gostar. Fez-me, em parte, lembrar da colecção da Agatha Christie editada também pela Arte de Autor. Miguel é excelente a fazer painéis estáticos e em trespassar a emoção das personagens. A arte é muito aprazível e dá uma sensação de conforto franco-belga porque transmite toneladas de nostalgia. Apenas tive um problema com a parte do romance da história, que não me satisfez. 

A premissa é original, atenção. Focar uma história da Segunda Guerra Mundial no Oriente não faz parte do mainstream. Todavia, o romance entre Illo e Bernhard foi subaproveitado. SPOILERS a partir de agora: o casal não tinha fugido para os EUA em primeiro lugar porque Illo não queria deixar o seu pai na Alemanha; com o passar dos meses as coisas pioram e o pai diz-lhe para fugir com Bernhard  e viverem a sua vida. Todos concordam que parece uma ideia mais agradável do que morrer. Illo embarca para Xangai com Bernhard e do nada foge do barco porque não quer abandonar o seu pai (?) ah e morre. Não achei coerente o raciocínio de Illo e não gostei de como as personagens femininas eram uma espécie de acessório side-kick

É uma história comovente mas falta-lhe algo. É um livro que pela arte recomendo muito, pela história se gostarem da temática da IIGM não se irão arrepender, só não esperem um grande romance.









Enviar um comentário

0 Comentários