Comics | Rogue Dragon, Full Blaze e Warper #1 de Mané e Iria



Chegou-me às mãos os primeiros comics da editora Zone Komics, um projecto ambicioso que aspira a criar um universo complexo como os da Marvel ou DC. 



Rouge Dragon #1


Das três histórias lançadas a que me deixa definitivamente mais curiosa é Rouge Dragon. Conta a história de uma jovem que trabalha no campo com o seu pai e detém poderes mágicos.
 Este primeiro número explora o seu dia-a-dia e dá-nos um pouco a conhecer da sua vida. A personagem principal é carismática e cria empatia, o que a meu ver é um degrau para a escalada do sucesso. A nível da arte é uma mistura do oriente e do ocidente. Há definitivamente influências do manga japonês nos traços e expressões das personagens. Nota-se que é um autor jovem e a explorar os movimentos e anatomia das personagens, o que é bastante compreensível para primeiros lançamentos. 
A escrita é simples e vai direito ao assunto, traz algum humor mas a meu ver fazia falta um pouco de narração em alguns casos, uma vez que a premissa entra in medias res. A nível da cor e porque o estilo mix me faz lembrar de algum modo Sana Takeda, gostaria de ver mais algumas camadas de textura e uns tons pastel. Em suma, é uma história com imenso potencial e que irei acompanhar! (Estou curiosa em como se irá transformar em Rouge Dragon!)


Full Blaze #1


Dos três primeiros lançamentos, Full Blaze é, infelizmente, o mais fraco. A primeira história começa logo com uma evasão de prisioneiros o que não nos deixa explorar as personagens principais ou a principal. A história é dinâmica e apresenta momentos de muita acção, contudo perde-se um pouco por não explicitar bem o intuito ou criar emoção.
 Gostei bastante das cores desta, adequam-se ao ambiente. A arte continua a ser de Mané, que ilustra os três números. Há alguns problemas a nível de revisão de texto e algumas inconsistências entre o Novo Acordo Ortográfico (que nojo) e o Antigo Acordo (amém ao Antigo). Um pormenor a ter em conta nos próximos volumes. Creio que para quem gosta de acção, Full Blaze pode transformar-se num comic a seguir. 

Warper #1


Warper tem tanto potencial! Começando pelo que mais gostei, o conflito. Cria conflito no primeiro volume, há revelações e perdas que têm significado para o leitor. Houve momentos que criaram ressonância e em 20 páginas isso não é fácil. 
Apenas creio que este deveria ter sido o volume 0, uma vez que a personagem principal é deixada completamente de lado para um acontecimento que ocorre noutra parte. Aliás, achei as personagens que navegavam no barco Senhora Varganthia III mais interessantes que a principal. Novamente creio que a cor poderia ter mais tonalidades e texturas para garantir mais dimensão, todavia a nível do fogo e da magia estava cindo estrelas! Concluindo, acho que este comic poderá apresentar-se como um forte candidato a esta trilogia inicial.


É um projecto que continuarei a seguir, há imenso para explorar e aconselho todos os leitores de BD nacionais darem uma vista de olhos aos três porque acho que temos futuro! 






Enviar um comentário

0 Comentários