Se estas não foram duas das obras mais bonitas, heart-mealting e tocantes que li não sei.
O meu coração derreteu.
Descender conta a história do pequeno andróide Tim-21, um robot jovem cuja missão era ajudar o seu "irmão" humano e fazer-lhe companhia. Um dia estala a guerra na galáxia e começa o genocídio aos robots. Tim-21 reinicia uma década depois num mundo devastado e a sua procura pelo seu irmão apenas está a começar.
O universo de Lemire é brilhante! A humanidade com que escreveu e deu vida aos robots - e aos humanos - é maravilhosamente inteligente. Tem tudo o que se pode pedir de um livro de FC e ainda mais. Coloca-nos todas as questões certas: E se..? O que somos? O que nos torna humanos? Quais as consequências da hybris prometeica? E talvez a combinação de todas essas questões tenha tornado Descender numa obra obrigatória.
É através de Tim-21 que exploramos o Homem mas também os andróides e no que são realmente diferentes. A inocência de Tim-21 permite o leitor ter uma visão bela do mundo que o rodeia e obriga-o a reflectir. O primeiro volume explora os humanos à volta de Tim-21, em especial o seu criador. Um tema que se revela profundamente inspirador com várias revelações e plot-twists!
Se a arte de Nguyen era belíssima no primeiro volume, de algum modo supera-se no segundo. Com o desenho a lápis e colorido a aguarela consegue acarretar uma melancolia e uma poesia perfeitas. Por exemplo, muitas das cenas com (quase todos) humanos ou humanóides são pintadas de branco ou cores neutras - como quando entram num hospital ou dentista, dá para sentir quase o cheiro a desinfectante - ao passo que com os robots as cores são vibrantes e cheias de vida. A vida artificial e humana ou os ambientes são contrastantes acompanhado as palavras de Lemire na perfeição.
(Para além disso Nguyen desenha dos melhores perfis que já vi, é uma observação estranha de se fazer?)
O segundo volume supera o primeiro e define Descender como das melhores séries que poderão acompanhar actualmente. Imaginem a trama a adensar e grandes revelações a serem feitas. Nada é o que pensam e Tim-21 é a chave.
Procuram uma BD que vos marque? Uma série para irem lendo? Algo inspirador e bonito? Caramba, de que estão à espera. Descender é tudo o que esperamos e muito mais.
0 Comentários