Comics | O Regresso do Cavaleiro das Trevas de Miller, Janson e Varley




Enérgico, provocador e um marco nos comics!


“Mudou o curso da história dos comics para sempre”. Esta é a citação da Rolling Stone que se pode ler na contracapa desta nova edição d’ O Regresso do Cavaleiro das Trevas pela Levoir, e não poderia ser mais acertada.


Originalmente publicado em 1986, esta mini-série ajudou a re-imaginar o Batman, afastando-o do tom satírico da série dos anos 1960, com Adam West e Burt Ward, e aproximando novamente a personagem das suas raízes sombrias, sob as quais havia sido criado. 
Este é um livro sério. Uma história violenta, com uma forte crítica social, onde ninguém está a salvo.


A premissa é simples: Bruce Wayne, com 55 anos, vê-se obrigado a vestir o manto de Batman, 10 anos após a sua última aparição, para fazer face a uma nova ameaça numa Gotham City distópica, no coração de uma América consumida pelo crime e governada por um presidente suspeitosamente parecido com o presidente americano.


Desenhada pelo próprio argumentista, Frank Miller, com arte finalizada por Klaus Janson, a história mantém da primeira à última página o registo realista e dinâmico, auxiliado pelos painéis televisivos - estes ajudam a estabelecer o mundo onde a história decorre - bem como dinamizar a acção e as narrativas paralelas.
O traço sujo e as cores de Lynn Varley ajudam a manter o tom sombrio, auxiliado pelos tons brancos e cinzentos numa perfeita combinação.


Ainda que o argumento estilo noir possa parecer algo datado ao leitor de 2019, este livro deve ser lido tendo em conta o ano em que foi publicado.
É uma obra-prima em story-telling com influências visíveis nos dias de hoje.


Esta edição integral d’ O Regresso do Cavaleiro das Trevas é um livro obrigatório não só na biblioteca de fãs de super-heróis, mas, na de fãs de banda desenhada de todos os géneros e de literatura em geral.


 Um clássico indispensável e novamente disponível em livrarias portuguesas!

Enviar um comentário

0 Comentários