Matéria Escura de Blake Crouch

20:40


Matéria Escura é, infelizmente, muita parra e pouca uva.


Blake Crouch escreveu um dos meus livros favoritos : Pines, as minhas expectativas estavam bastante altas quando soube que outro livro do mesmo autor - para além da trilogia Wayward Pines- iria ser lançado.


Matéria Escura fala-nos de Jason, um professor que é raptado e acorda num mundo no qual a sua família não existe. Como pode recuperar a sua vida? Como pode Jason voltar para a sua família? 
  
Há uma coisa básica que eu exijo enquanto leio um bom thriller, ter várias teorias e não descobrir imediatamente quem é o assassino/raptor, este livro não foi assim. Nas primeiras vinte páginas já era óbvio o que se passava. Quem era o culpado e os seus motivos. Jason descobre isso lá para a página 200. A primeira centena de páginas foi um profundo engonhanço, sem qualquer informação que contribuísse para o verdadeiro desenrolar da trama.


A premissa, por outro lado, é de facto incrível. O conceito de matéria escura explorado pelo autor é interessantíssimo mas quando concretizado o seu potencial não é totalmente bem explorado. O livro possui um único verdadeiro momento de surpresa quando Jason se apercebe quais as consequências do multiverso. 
O final do livro é satisfatório mas não espetacular. O culpado tem um fim bastante sonso e sem qualquer factor uau.
A escrita do autor é perfeita para um thriller mas Matéria Escura debate-se com alguns pormenores desnecessários ou repetitivos. 


Um livro que se lê com relativo interesse mas que não perdura na nossa mente. Matéria Escura é um livro que recomendo a todos aqueles que gostam, tal como eu, de universos paralelos ou viagens no tempo contudo não espero que o adorem. É um bom livro mas está longe de ser um óptimo livro.


You Might Also Like

2 comentários

  1. Obrigado pela analise porém, pretendo ler mesmo assim.
    O obvio é relativo, o que é exato para um pode ser uma grande charada a outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é uma opinião. Cada um tem a sua e nada melhor do que ler para comprovar.

      Eliminar

Afiliado

Membro

Professional Reader