A Guerra dos Tronos de George R.R Martin

21:35


Talvez venha um bocado tarde - uns 21 anos 😅 - mas hoje trago-vos a minha opinião sobre uma das obras mais faladas dos últimos anos
Atenção é a edição portuguesa, o equivalente à primeira metade do primeiro livro versão original.

Há um mundo imaginário pontilhado por magia que é governado por reis que competem pelo Trono de Ferro e pela governança dos Sete Reinos. (Sendo muito simplista).


Cada capítulo é sob o ponto de vista de uma personagem sendo que  Eddard Stark, o patriarca da casa Stark e Arya e Sansa as suas filhas, são alguns dos exemplos. O interessante é que todos os pontos de vista vão-se fundir numa narrativa geral. Desdobrando essa narrativa podemos dizer que temos 3 vertentes de guerra distintas, a vertente explorada por Eddard - o Sul - Jon Snow, bastardo de Eddard começa a explorar o Norte, e Daenerys, a filha do rei deposto, explora o além mar. 


A história tem um ritmo lento que permite submergir no complexo enredo de maneira faseada. As personagens são interessantes e criam empatia no leitor a pouco e pouco.
As diferentes vozes acabam por ser magnificas, Martin consegue explorar cada uma delas perfeitamente e distanciá-las umas das outras. 
Destaco Sansa, uma jovem sonhadora e ingénua, ver o mundo pelo seu prisma é realmente brilhante! Também ver o mundo como Eddard é curioso e o choque do que ele relata versus o que nos relata Sansa é maravilhoso. 


Há personagens complexas e cheias de humor, destaco Lorde Baelish, aka Mindinho, um pintas que interage muitas vezes com Eddard garantindo gargalhadas e burns como nunca viram. Contudo, atentção! Sabemos que ele esta a jogar nesta guerra pelo trono. O que só adensa a trama!


A escrita é fantástica e sublime no género, destaco a bela tradução da Saída de Emergência, que a meu ver captou tão bem a voz do autor. 
De início andamos muito perdidos na trama, porque há muitas personagens, cenários e bem é alta fantasia! Não desistam nos primeiro volume, deixem-se enredar. Deixem conhecer as personagens, o cenário e o propósito! Não se vão arrepender!


Há acção, humor e magia por explorar. E este primeiro volume é só uma introdução de personagens! Agora é que está a começar! 
Brilhante! Mal posso esperar para começar o volume 2!

Se queres mais algumas razões para leres esta saga chamada Crónicas de Gelo e Fogo lê o pequeno artigo: http://bookaholickingdom.blogspot.pt/2017/03/porque-e-que-guerra-dos-tronos-e.html



You Might Also Like

0 comentários

Afiliado

Membro

Professional Reader