Romance | Chocolate de Joanne Harris



Este é um livro extremamente tentador. Nas minhas notas sobre o mesmo, aquando da leitura, tudo o que tenho é: Doce & Místico.
É um livro que nos dá prazer de ler e talvez por isso, ou pela imensa referência ao chocolate, deixa-nos com um sabor doce na boca, despertando-nos diferentes sensações aquando da leitura. 
Devo confessar que até recentemente conhecia apenas o filme, o qual adorei, portanto, assim que soube da existência do livro não pensei duas vezes e comecei a lê-lo no exacto momento (tinha o livro em casa e nem sabia!). 
Tudo o que posso dizer, sem fazer “spoiler”, é de que é diferente do filme, muito diferente. Devo confessar que tive até alguma dificuldade, inicialmente, em imaginar as cenas descritas, nomeadamente do aspecto dos personagens, devido à tão entranhada memória do filme. Se gostei do filme, amei o livro, e de momento torço o nariz ao primeiro. Não por estar mal feito, mas sim por aquela velha história de “está diferente, não era assim”. No livro todos os personagens, sejam principais ou secundários, possuem uma aura diferente e são ricamente trabalhados, ainda que possam ser apenas mencionados. 
O livro apresenta-nos duas visões: a vida segundo Vianne Rocher e a sua filha Anouk, e de como as mesmas interagem e influenciam a vida das pessoas à sua volta, contrapondo as mesmas à personagem que dá azo à segunda visão do livro, o padre Francis Reynaud. Apesar do drama a história sempre deixa uma impressão doce e de esperança, de repente estamos a viver através das personagens, a rir ou até, quase, a chorar pelas mesmas. É sem dúvida uma obra bem concebida por parte da autora.  O final tem o seu desfecho e diz-nos que esta não é a última vez que saberemos de Vianne e Anouk. 
No geral, recomendo imenso, e acredito que se encaixa em todos os leitores, sejam novos ou veteranos na leitura.
O livro II tem o nome de “Sapatos de Rebuçado” e em breve irei publicar a opinião sobre o mesmo, fiquem atentos!

Enviar um comentário

0 Comentários