Nimona de Noelle Stevenson

20:49


Encantador e profundo. Nimona é uma história bela e a Saída de Emergência não podia ter escolhido melhor livro para se lançar no mundo das Bandas Desenhadas.  

Nimona é uma jovem shapeshifter que se junta como braço direito do vilão Ballister para o ajudar a enfrentar o seu arquinimigo Virilha Dourada (eu sei melhor nome de sempre hahah). A trama desenrola-se num futuro medieval onde há justas mas também muita ciência e tecnologia. A premissa parece bem simples mas na verdade é uma história bastante complexa com um universo expandido bem construído e personagens intrincadas.

Talvez Nimona seja dessas mesmo. Capaz de se transformar em qualquer ser animado põe em causa a questão da identidade como ser humano. Quem é ela? O que é ela? Já com Ballister problematiza-se a questão do bem e do mal, e da vingança. Exploramos o panorama político e das relações interpessoais com Virilha Dourada, uma vez que ele trabalha para um governo um tanto despótico. 


As ilustrações belas e simples acompanham a história e pontuam-na de humor inteligente, Nimona proporciona-nos verdadeiras gargalhadas mas também nos faz pensar. É uma personagem tão verdadeira e sincera que fica gravada no nosso coração literário. 


Os desenhos são tão queridos e simples, com pequenos pormenores que fazem a diferença, sabem? Nimona como personagem feminina principal não está hiper-sexualizada como tantas vezes vemos e acaba por ser isso mesmo, uma mulher normal ( em parte né, a menos que vejamos shapeshifters por aí, o que seria giro admitamos).

A evolução das personagens é fantástica! Vemos como amadurecem ao longo do livro tornando a leitura ainda mais preciosa. Stevenson fez um excelente trabalho, o argumento e a arte estão no ponto não pediria mais. Arranca-nos sorrisos mas também nos faz chorar. 


Com um final um tanto em aberto e perfeito, Nimona vale muito mais do que uma nomeação a um Eisner. Nimona consegue ser dramático, cómico, inteligente. É uma das histórias mais belas que li. 


LANÇAMENTO: 2 de JUNHO




You Might Also Like

4 comentários

  1. Só li dois livros de banda desenhada na minha vida, mas quero muito ler mais. Estive imenso tempo à espera que esse livro fosse lançado em Portugal para poder ler e agora só me falta comprá-lo :)
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!
      Vais adorar "Nimona" <3 Quando leres diz se gostaste :D
      Já agora se quiseres conhecer mais BD's: http://bookaholickingdom.blogspot.pt/p/comics.html

      Eliminar
  2. Iniciei a minha viagem pela leitura através da B.D., para ser sincera há anos que não a leio, mas neste caso e através da tua excelente opinião e de outras que já li é um livro a não perder.

    ResponderEliminar

Afiliado

Membro

Professional Reader