Romance | Dominus de Tom Fox

11:57


O livro de Tom Fox é, diria, relativamente interessante. Este apresenta diferentes pontos de vista através de diferentes personagens, alguns destes despertam um ligeiro sentimento no leitor, mas não se chega a criar compaixão pelos mesmos. A realidade é que o livro apresenta, pelo menos para mim, um plot algo inovador pelo tema que aborda e a maneira que o faz. Afinal, estamos perante uma conspiração ou um milagre? Até certo ponto o suspense sobre esta questão é muito bem conseguido, levando a que o leitor trace teorias e se questione constantemente. No entanto, o autor perde-se com pormenores desnecessários, como seja a atenção dada em referir os modelos de objectos electrónicos que, a meu ver, apenas demonstram interesse em receber, de alguma forma, patrocínio de tais marcas. Considero isto um “problema” porque em vez de priorizar este tipo de pormenor, que é desnecessário, o autor podia-se ter concentrado mais no desenvolver da história, enriquecer a narrativa, os personagens e suas interacções.  Ao invés disso, a narrativa do autor leva-nos a um final pobremente explicado e apresentado, sendo esta falta de explicação, a meu ver, utilizada pelo autor como um instrumento para criar suspense.
Mas no final, recomendo este livro? Sim e não. Recomendo para leitores que se encaixem numa leitura “juvenil”, mas para leitores mais “maduros” penso que não seja tão adequado. Penso que, assim como eu, irão reconhecer a potencialidade da história e com certeza perceber como as falhas, até certo ponto, arruínam a mesma.

A versão que li é a portuguesa, tendo tal em conta, gosto de dar o beneficio da dúvida aos livros traduzidos. Afinal, muito é perdido na tradução e, talvez, na versão original tivéssemos uma experiência mais rica.

You Might Also Like

1 comentários

Afiliado

Membro

Professional Reader