Ficção Científica | Artemis de Andy Weir

22:11



Artemis é o livro de FC que todos precisávamos! Não se podia pedir mais!


 Jazz Bashara é uma jovem que nasceu na primeira cidade da Lua, Artemis. Acontece que Jazz vive num pequeno cubículo com uma cama na qual mal de pode mexer. O que mais ambiciona é conseguir 400 mil gas (moeda da lua) para poder comprar uma casa na parte nobre da cidade. Um dia um multi-milionário faz-lhe a proposta de uma vida, tem de fazer com que a empresa que produz oxigênio entre em falência, como recompensa ganhará 1 milhão de gas.  


O que mais me surpreendeu foi quando abri o livro e dei por conta que o narrador era uma mulher - um narrador de FC! Escrito por um homem! - não queria acreditar. Quão raro é isto? E quão bom? Jazz é uma jovem mulher que quebra os clichês de donzela. É forte, sarcástica e ambiciosa. 
Não deixa que façam farinha com ela e é uma mulher normal (okay, com tendências para más decisões).


 Contactei o autor e falamos que realmente esse era o maior medo dele, criar uma personagem feminina credível. Mas ei, jackpot! Acertou em cheio. Não poderíamos passar melhores momentos com Jazz. Rimos, choramos e praguejamos. Uma das protagonistas mais carismáticas este ano!   



A premissa é super interessante. Tem grandes doses de ciência - compreensíveis para quem nada percebe, vão por mim - que ao fim e ao cabo faz lembrar a Hard Science Fiction do início do século XX. Esse elemento nostálgico e inovador nos livros de FC no mercado actual, o que encanta todos aqueles que apreciam FC. 


A trama é também pontilhada por política e corrupção, o que torna o livro mais complexo e cada vez mais interessante. A isto junta-se o humor e o facto de a linha da história ser simples: Jazz apenas quero o seu milhão de gas.  


Outro facto interessante é que a narrativa é intercalada por cartas entre Jazz e um rapaz que vive na Terra e desse modo desvendamos como Artemis foi criada e porquê.  Além disso o livro tem uma dose de romance que agradará a todos. No final, torcemos para que tudo corra bem com Jazz. (fiquei tão contente hahaha)  


 Fresco, divertido e profundo. Artemis é dos meus favoritos de FC.  





You Might Also Like

0 comentários

Afiliado

Membro

Professional Reader