Comics | Roughneck de Jeff Lemire



Roughneck: Um tipo duro é uma história dura.


Depois de ler vários trabalhos do Lemire -- 90% com crítica aqui no blog -- considero este um dos mais pessoais (embora ainda não tenha lido o Sweet Tooth). Com arte e argumento do mesmo torna-se numa leitura especial para os fãs do autor.


A história segue uma família -- cheia de azar -- e o seu "arco de rendeção". Uma irmã com problemas, um irmão demasiado agressivo e um pai que enfim. A trama desenvolve-se com o ritmo certo e melancólico deixando o leitor num estado catatónico de perturbação ao nível literário mais profundo.  


A arte é, a meu ver, o ponto forte. Uma aguarela lindíssima que por vezes ocupa duas páginas e faz-nos ficar a olhar imenso tempo. Os painéis são dinâmicos e demonstram a versatilidade de Lemire. Devo dizer-vos que talvez -- vou ser criticada por isto -- prefiro a arte do Lemire à sua escrita. É difícil escolher, okay?


Outro facto interessante é o próprio set-up da história. A pequena vila americana/canadiana rodeada de bosques e com um Xerife contestável está bem presente. E caramba, se gosto desse cenário clichè! Faz-nos viajar e traz um tom Twin Peaks à coisa.


Não duvido nada que se tenham lido Descender, Gideon Falls ou Black Hammer vão adorar Roughneck: Um tipo duro! E muito provavelmente será o vosso novo favorito!



Enviar um comentário

0 Comentários