Ficção Científica | Uma Coisa Absolutamente Incrível de Hank Green


Acabei de ler uma coisa absolutamente incrível! 
(sem itálico e com itálico, aplica-se nos dois casos)


Uma Coisa Absolutamente Incrível conta a história da jovem, de 23 anos, April May que mora em Nova Iorque e de repente se cruza com uma escultura-robot gigante. Como qualquer jovem do século XXI decide filmar e colocar nas redes sociais, o que lhe acontece de seguida mudará a sua vida para sempre.


Não sei como vos começar a falar deste livro. Talvez, como eu, já tenham lido John Green - o irmão de Hank - e estivessem à espera de algum drama e algo bastante focado numa personagem, mas, oh boy, Hank Green não faz nada disso. A escrita tem semelhanças, como seria de calcular, mas, conceptualmente Hank fala do Homem e não do indivíduo. E isso foi apenas uma das coisas que torna Uma Coisa Absolutamente Incrível, incrível. 


O livro aborda temas como: solidão; política; obsessão; preconceito; felicidade; humanidade, entre outros. O que o torna especial é a intensidade com que Green aborda estes temas. Por exemplo, obsessão, nomeadamente a fama e as redes sociais, os likes, as partilhas, o viral. Green fala destes temas tendo experienciando-os em primeira-mão e consegue transmitir ao leitor todas as angustias e receios que tudo isso transmite. 


Indo em direcção à parte de FC. EU. NÃO. ESTAVA. À. ESPERA. Oh oh oh que reviravolta suculenta. Primeiro, nunca pensei que entraríamos tanto pela FC e que haveria fenómenos a uma escala gigante - ufa, isto sem spoilers é difícil. Quer dizer, Hank Green que foi isto? O livro constrói toda uma imagem destes robots - sim, há vários e a April chama-lhes Carl(s) - que nos deixa sempre apreensivos e à espera de mais. O livro é construído com puzzles e enigmas que vão sendo solucionados para culminar "naquele final"! 


(btw o livro tem uma Presidente dos E.U.A fui só eu que imaginava a Clinton quando falavam dela?)

Yeah, o final. Hank, meu querido, isto não se faz. Eu ia morrendo. Se gostam daqueles finais avassaladores Uma Coisa Absolutamente Incrível vai destruir-vos, abrir-vos uma campa, atirar-vos lá para dentro e começar a pôr cinco palmos de terra em cima. Eu ainda estou em recuperação, MAS, já se sabe que é uma duologia, portanto, fico ansiosamente à espera da segunda parte. 


Uma Coisa Absolutamente Incrível tem tudo o que faz uma leitura e peras. Se procuram um excelente livro para ler neste momento, de que estão à espera? 







Enviar um comentário

2 Comentários