Comics| Batman Gotham Noir de Brubaker e Phillips + Bendis e Gaydos


Porque é que só li este livro agora? 

Sempre tive na ideia de ler o Gotham Central (Brubaker e Rucka) e foi numa pesquisa por esse livro que dei com Batman Gotham Noir que foi uma espécie de ponto de partida para a ideia de escrever uma obra noir no universo de Gotham. Sem este pequeno livro talvez nunca pudesse ter surgido Gotham Central e foi isso que me intrigou. Como que raios eu não sabia da sua existência?


A premissa é complexa e tem aquele cheiro que Brubaker nos habituou, a meu ver muito mais na vibe da Image do que na sua obra da Marvel. Com isto quero dizer que parece ter tido muito mais liberdade e ser algo saído dos últimos volumes de Criminal. O que acho bem curtido. Ao fim e ao cabo é um noir com personagens que conhecemos.

Este pequeno stand-alone segue a história de James Gordon após ter regressado da guerra. Gordon tem de lidar com o stress, consequências pós traumáticas e o seu problema com a bebida, que fizeram com que a sua mulher o deixasse. Quando está a bater no fundo, Selina (Catwoman -- que também teve uma run escrita pelo Brubaker e que recomendo) lhe pede para ajudar uma amiga sua. Todavia, Gordon acaba por se ver envolto num mistério de assassinato e corrupção que fará a sua vida mudar.


O ritmo da história é óptimo e as personagens muito bem aproveitadas. Desde o Gordon ao Batman e Joker. Não houve um momento que eu não gostasse e não me fizesse virar a página. Por falar em Batman, o facto de ser apenas um vulto e um suposto mito urbano foi de génio. Consegui simpatizar com as personagens e fiquei triste no fim. Sem spoilers mas caramba, porquê?


A arte de Sean Phillips acompanha -- como sempre -- a escrita de Brubaker na perfeição. Os momentos de acção pareciam storyboards de um filme dos anos 1940. Há uma data de páginas que me vão ficar na memória. E o Joker dele também é bem fixe. Não digo que não. 

No fim desta edição (ECC) trazia uma história de umas 6 páginas do Bendis que não acrescenta nada ao livro mas até tem um final engraçado. Se a vossa edição não a tiver também não perdem nada. 

Enviar um comentário

0 Comentários